Ruta de navegación

Regras Técnicas e Procedimentos

Nesta página, encontrará as Regras Técnicas, procedimentos e orientações da MOBI.E, na qualidade de Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica.

 

REGRA TÉCNICA Nº 1/MOBI.E/2019

Refere-se ao Protocolo de Comunicação dos Equipamentos de Medição dos Pontos de Carregamento Integrados na Rede de Mobilidade Elétrica, com o Sistema de Gestão da EGME. 
Pode consultar aqui o documento integral.

REGRA TÉCNICA Nº 2/MOBI.E/2020

Refere-se ao Modelo e Formato de Dados Disponibilizado pela EGME a CME, OPC, DPC e CSE - Dados referentes a consumos de mobilidade elétrica.
Pode consultar aqui o documento integral.

REGRA TÉCNICA Nº 3/MOBI.E/2022

Refere-se ao Modelo e Formato dos dados trocados entre a EGME e os ORD.
Pode consultar aqui o documento integral.

Regras e Orientações da Direção-Geral de Energia e Geologia

Publicador de contenidos

  • Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos - Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos Documento de trabalho de caracter informativo e orientador, destina-se a fornecer indicações para a conceção, projeto e execução das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos.
  • DESPACHO N.º 19_DG_2021 - DESPACHO N.º 19/DG/2021 Autoriza as entidades inspetoras de instalações elétricas reconhecidas pela DGEG com experiência na área das instalações elétricas de serviço particular do tipo C a inspecionar instalações de PCVE alimentadas por redes privadas de baixa tensão pertencentes a instalações de consumo do tipo B.
  • DESPACHO N.º 24_2019 - DESPACHO N.º 24/2019 Estabelece os procedimentos para certificação/inspeção de pontos de carregamento de veículos elétricos (PCVE) ligados à rede da mobilidade elétrica. Estabelece também os modelos decorrentes dos atos de vistoria e inspeção aos PCVE.
  • DESPACHO N.º 26_2017 - DESPACHO N.º 26/2017 Estabelece os elementos constituintes do projeto simplificado. O projeto simplificado visa representar a instalação elétrica para verificação do cumprimento das disposições regulamentares de segurança aplicáveis pelas entidades licenciadoras, fiscalizadoras, inspetoras ou técnicos responsáveis.

Protocolo de Comunicação OCPI

A MOBI.E tem atualmente implementado o protocolo de comunicações OCPI versão 2.2.

De forma a orientar os parceiros, a MOBI.E elaborou um documento que pretende apresentar de forma transparente a visão e o plano de ação desta implementação, traçando um caminho para que o ecossistema da mobilidade elétrica em Portugal possa evoluir de acordo com as diretrizes do protocolo OCPI.

Devido à extensão do protocolo e ao acompanhamento que a equipa da MOBI.E fará junto dos parceiros na integração, esta implementação tem sido faseada. A primeira fase, que consistiu nos desenvolvimentos para a integração dos CEME (EMSP), melhorando a experiência do utilizador, através da desmaterializando do cartão físico e da disponibilização de informação em tempo real, é atualmente uma realidade para os CEME que implementaram igualmente do seu lado o protocolo OCPI.

A segunda fase dos desenvolvimentos do OCPI, com a vertente para a integração dos OPC (CPO), será disponibilizada brevemente, sendo que a documentação atual onde constam as especificações técnicas e os prazos pode ser consultada aqui.

Esta versão do documento é direcionada especialmente às equipas técnicas (e parceiros) dos CEME (EMSP) e OPC (CPO) para poderem realizar os desenvolvimentos necessários de integração das suas plataformas com a MOBI.E. Todas as questões técnicas relacionadas com este tema deverão ser endereçadas para mic@mobie.pt colocando no início [OCPI].

A documentação será atualizada à medida que os desenvolvimentos são lançados e as novas fases planeadas. Informamos que, até ser possível a integração total dos OPC (CPO), continuaremos a permitir a ligação entre as plataformas dos OPC (CPO) e da MOBI.E através do protocolo OCPP (1.5 ou 1.6).

Devido à sua natureza técnica, e para garantir que seja entendido por todas as partes interessadas (nacionais e estrangeiras), o documento foi escrito em inglês.

Dado o impacto que uma má implementação pode ter em todo o ecossistema, existe a necessidade de serem efetuados rigorosos testes de integração de sistemas e sessões de acompanhamento aos agentes de mercado, por parte da MOBI.E. O procedimento para a marcação destas integrações encontra-se disponível aqui.